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26/08/2024A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é amplamente reconhecida por sua eficácia no tratamento de diversos transtornos em crianças e adolescentes. Mas como essa abordagem pode ser aplicada de maneira prática na vida cotidiana das crianças? Neste artigo, exploraremos estratégias e técnicas de TCC que pais e educadores podem utilizar para apoiar o desenvolvimento emocional e comportamental das crianças.
Rapee, R. M., Kennedy, S., Ingram, M., Edwards, S., & Sweeney, L., (2005), realizaram um estudo que examinou a eficácia de um programa de TCC mediado por pais para crianças com ansiedade. Os resultados mostraram que a intervenção foi eficaz em reduzir os sintomas de ansiedade nas crianças, demonstrando que pais treinados em técnicas de TCC podem aplicar essas intervenções no dia a dia, proporcionando um impacto positivo significativo. Técnicas como respiração profunda, relaxamento muscular progressivo e a criação de um “diário de preocupações” podem ajudar as crianças a gerenciar sua ansiedade, fazendo-a se sentir mais no controle e a reduzir a intensidade dos sintomas de ansiedade.
Um outro estudo de Lochman, J. E., Wells, K. C., & Lenhart, L. A., (2008) explora a implementação de programas de TCC em salas de aula para reduzir comportamentos disruptivos e promover um ambiente de apoio. Estratégias como estabelecer expectativas claras, fornecer feedback positivo e ensinar habilidades de resolução de problemas podem ser incorporadas na rotina diária da sala de aula.
Para que seja possível instruir essas práticas a pais e educadores, é muito importante que psicólogos especializados na área da Terapia Cognitivo Comportamental infantil analisem o contexto de cada criança ou série escolar. A partir disso é possível que o profissional sugira métodos que podem ser utilizados com cada criança e turma, partindo da teoria técnica.
Em suma, a TCC oferece benefícios substanciais para a infância e adolescência, capacitando tanto crianças quanto adultos a trabalhar juntos para alcançar um desenvolvimento emocional equilibrado e uma vida mais plena e saudável.
Ana Beatriz Zugman
Equipe do IPTC
Referências:
Reynolds, S., Wilson, C., Austin, J., & Hooper, L. (2012). Cognitive-behavioral therapy for childhood anxiety disorders: A meta-analysis. Clinical Psychology Review, 32(4), 251-262.
Lochman, J. E., Wells, K. C., & Lenhart, L. A. (2008). Classroom-based cognitive-behavioral therapy programs for reducing disruptive behavior. Clinical Child and Family Psychology Review, 11(3), 243-264.