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06/08/2025Você já se perguntou como avaliar de forma precisa o funcionamento adaptativo de uma criança, adolescente ou adulto? O Vineland Adaptive Behavior Scales – mais conhecido como Teste de Vineland – é uma ferramenta imprescindível nos contextos de avaliação da funcionabilidade em casos de deficiência intelectual e transtornos do neurodesenvolvimento, como o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Quem utiliza o Teste de Vineland?
Psicólogos, neuropsicólogos, psiquiatras infantis, terapeutas ocupacionais e equipes multiprofissionais se beneficiam do uso do Vineland, especialmente quando precisam:
- Complementar diagnósticos clínicos;
- Verificar a funcionalidade real de um indivíduo além dos testes de inteligência;
- Apoiar decisões sobre reabilitaçãofuncional e intervenções educacionais;
- Documentar evolução adaptativa ao longo do tempo.
Por que usar o Vineland?
Diferente de testes que medem apenas QI ou desempenho acadêmico, o Vineland avalia o que a pessoa realmente faz no dia a dia – ou seja, sua capacidade adaptativa em áreas como:
- Comunicação (expressiva, receptiva e escrita);
- Habilidades sociais
- Autonomia na vida diária (como higiene, alimentação, segurança);
- Habilidades motoras
- Comportamentos de enfrentamentoao stress
Isso permite uma visão realista e funcional para melhor compreender o impacto clínico dos sintomas e orientar as etapas do atendimento.
O que se ganha ao utilizar o Vineland?
Ao utilizar o Vineland, o profissional não apenas identifica dificuldades, mas também:
- Mapeia potencialidades adaptativas para serem aproveitadas na intervenção;
- Personaliza os objetivos terapêuticos, priorizando o que é mais relevante para a qualidade de vida daquele paciente;
- Gera relatórios claros e úteis para familiares, escolas e outros profissionais envolvidos no cuidado.
Vinheta clínica ilustrativa: o que somente Vinelandpode revelar
Lucas, 7 anos, foi encaminhado para avaliação neuropsicológica com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na avaliação cognitiva, apresentou um desempenho dentro da média para sua idade. Isso inicialmente gerou dúvidas na equipe escolar e na família: “Se ele é tão inteligente, por que tem tanta dificuldade no dia a dia?”
Foi então que o Teste de Vineland trouxe informações decisivas. Através da entrevista com os pais, descobriu-se que Lucas apresentava graves dificuldades nas habilidades sociais e de comunicação funcional. Ele raramente iniciava interações, não compreendia ironias ou indiretas, e se frustrava com facilidade em situações sociais. Além disso, precisava de ajuda para tarefas básicas como escolher a roupa adequada para o clima ou organizar sua mochila para a escola.
Com os dados do Vineland, foi possível entre outros:
- Confirmar o comprometimento adaptativo esperado em casos de TEA;
- Elaborar um plano terapêutico individualizado, incluindo intervenções focadas em autonomia e habilidades sociais;
- Sensibilizar a escola para o suporte necessário no ambiente escolar;
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