A Terapia do Esquema: Uma Abordagem Abrangente
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01/07/2024“O conceito adolescência diz respeito a um período do contínuo do desenvolvimento humano, que demarca socialmente a transição da infância para a adultez. Esse período é permeado por múltiplas transformações nos níveis físico, neuroquímico, cognitivo, emocional e comportamental” (KENDALL, 2017), como pode ser observado na animação “Leo” da Netflix.
A animação retrata a perspectiva de um lagarto sobre as diversas turmas da quinta série do ensino fundamental que ele observa ao longo de sua vida. No decorrer do filme, uma professora substituta atribui aos adolescentes a responsabilidade de cuidar do Leo, definindo que a cada semana ele ficaria na casa de um aluno e nesse tempo ele os ajuda com as demandas conhecidas, baseando-se em suas experiências observadas dentro de seu terrário.
Ao longo da animação, podem-se elencar algumas características dessa etapa tais como:
- Mudanças Cognitivas: é notável que os alunos já conseguem desenvolver um pensamento abstrato, crítico e resolver problemas. Isso fica evidente nas cenas em que eles questionam e tentam encontrar maneiras para a professora substituta não ficar na escola, nas estratégias de cuidado para o Leo e quando percebem que ele está tentando fugir.
- Desenvolvimento da autoimagem: durante essa fase começa-se a desenvolver uma visão de si mesmo, considerando suas características físicas, valores e gostos. No entanto,muitas vezes essa autoimagem é construída a partir das percepções do outro. Como na cena quando a Summer diz ao lagarto que ela fala muito e não consegue parar, ou quando Jae demonstra medo de ter pelos iguais aos seu pai.
- Busca pela identidade: na adolescência ela muitas vezes se dá pela identificação com o grupo e da sensação de pertencimento. Isto é notado em vários momentos do filme, como quando o menino mostra a Leo sua verdadeira voz, que ele esconde por vergonha. A partir desse momento o lagarto o incentiva a cantar, e o menino passa a fazer apresentações para seus colegas.
- Regulação emocional: é possível perceber que os adolescentes estão começando a expressar e nomear as suas emoções. Dessa forma eles conseguem agir de forma equilibrada perante as situações adversas. Por Exemplo, na cena que Summer recebe a opinião de Leo sobre como agir para fazer amizades. Essa é uma situação que antes a faria falar continuamente, mas que agora ela se contém para ser mais agradável.
Ademais, o filme apresenta diversos comportamentos que ocorrem na transição da infância para a adolescência e ilustra como existem aspectos coletivos e também subjetivos. Embora se repitam, há algo que é único para cada um dos personagens.
Portanto, vale ressaltar que nem sempre é fácil para o adolescente passar pelas mudanças dessa fase. As alterações podem ocasionar inseguranças e desregulações emocionais e, o cérebro está em maturação nesta etapa. Desse modo, é importante o acompanhamento psicoterapêutico para obter um repertório de enfrentamento e aceitação das situações vivenciadas.
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Amanda Knop Zepechouka
Equipe do IPTC
Referência:
KENDALL, P. C. (Ed.). Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes: Um Livro de Casos para a Prática Clínica. 3. ed. Tradução de Maria da Silva. São Paulo: Editora Atlas, 2017