Atendimento Online – Akim Neto

Atendimento Online – Akim Neto

Para muitos psicoterapeutas, a atividade online que praticamente se impõe sobre a atividade do psicólogo neste momento de quarentena pode ser um grande desafio. Já atendo nesta modalidade há um bom tempo e também fiz minha própria psicoterapia, com esta experiência gostaria de compartilhar algumas “dicas” para você que está começando e foi pego de surpresa.

Não temos acesso ao corpo do paciente como um todo, mas temos acesso à sua respiração, face e tom de voz. Assim sendo, aumente o foco sobre essas informações para captar nuances do comportamento dele. Se você já tem contato com o paciente, é um exercício interessante tentar lembrar da pessoa de corpo todo enquanto você atendia ela em sua consultório.

Preste atenção ao local da casa e a maneira pela qual a pessoa se organiza para falar com você. Estas informações são preciosas e nem sempre surgem no consultório. A pessoa consegue organizar um bom lugar para ela em sua própria casa? Ela tem medo que os outros escutem o que ela diz? Ela senta-se ou deita-se para a sessão? Aqui temos acesso à uma série nova de comportamentos, vale prestar atenção à eles e usá-los.

Quando for atender, deixe apenas a tela do programa de contato que você usa e a de um prontuário abertas, não deixe várias telas abertas ao mesmo tempo porque isso irá prejudicar sua atenção.

A sessão por internet pode ser mais intensa em alguns aspectos do que a presencial. A “falta” do ambiente em comum pode fazer com que muitas sessões vão mais direto ao ponto, assim, lembre-se sempre da relação com a pessoa e procure seguir o ritmo de cada um. Do outro lado, algumas pessoas acabam levando a sessão como um “chat” com algum amigo, saiba identificar e direcionar isso.

Neste momento, obviamente a situação do mundo é um fator importante de ser conversado, é importante que você tenha algumas informações e que se permita falar sobre isso com seu paciente, mas sem desviar do foco das sessões – algo que pode ficar mais difícil com alguns clientes dependendo de seus problemas.

41 3022-2947
WhatsApp: (41) 9 9263-2977
contato@iptc.net.br

SEDE INSTITUCIONAL
Rua Emiliano Perneta, 822 sl 1201
Centro, Curitiba / PR

SEDE ADMINISTRATIVA
Rua Emiliano Perneta, 10 sl 603
Centro, Curitiba / PR

IPTC - Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva.