Catastrofização – Akim Neto

Catastrofização – Akim Neto

É importante falar em catastrofização durante esta pandemia. Embora exista um dado de realidade, o ponto é que a catastrofização é uma “distorção cognitiva”, sempre devemos nos lembrar disso.

A distorção como o nome diz, distorce a realidade de várias maneiras. Qual o objetivo desta distorção? Organizar a percepção do mundo, de si e das pessoas de maneira que ela se encaixe nas regras e crenças nucleares da pessoa. Assim sendo, é fundamental realizar, junto com o cliente, esta conexão.

A catastrofização age quando está tudo bem e quando está tudo ruim. Ela não poupa esforços em provar para a pessoa que, por exemplo: “o mundo é um lugar perigoso e preciso me proteger dele”, “as pessoas são más ou perigosas”, “eu sou frágil e indefeso”, dentre outras combinações.

Assim, nesse momento de pandemia em que muito da nossa realidade está, de fato, modificada é importante relembrar que a catastrofização distorce a realidade sempre, em geral vai provocar comportamentos evitativos, isolamento ou retraimento e sentimentos de impotência, medo e ansiedade. Fazer sempre a conexão daquilo que é pensado com crenças nucleares e com as regras e com comportamentos passados ajuda a pessoa a compreender que mesmo uma situação difícil pode não ser catastrofizada.

41 3022-2947
WhatsApp: (41) 9 9263-2977
contato@iptc.net.br

SEDE INSTITUCIONAL
Rua Emiliano Perneta, 822 sl 1201
Centro, Curitiba / PR

SEDE ADMINISTRATIVA
Rua Emiliano Perneta, 10 sl 603
Centro, Curitiba / PR

IPTC - Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva.