Curso Intensivo de Transtornos da Personalidade

Amplie sua compreensão e adquira conhecimentos práticos para abordar com sucesso  aspectos emocionais persistentes e impacto significativo na vida das pessoas.

Atuação

Por que escolher a formação em Transtornos da Personalidade do IPTC?

Os avanços recentes nas terapias cognitivas têm sido de grande auxílio para os pacientes com transtornos de personalidade. Os modelos teóricos da Terapia Comportamental-dialética (DBT) e da Terapia do Esquema (TE) não apenas ampliam a compreensão desses pacientes, como também fornecem orientações práticas comprovadas. Ao concluir o curso, você estará confiante e seguro para abordar esses pacientes, o que certamente contribuirá para fortalecer sua reputação profissional.

Corpo Docente

Tenha aula com os melhores

Desde que o IPTC nasceu, nossa política foi sempre de trazer os melhores profissionais da área para passarem o conteúdo aos nossos alunos. Nós trazemos o melhor corpo docente do Brasil, com professores selecionados a dedo, com experiência clínica comprovada e que são referência em suas áreas de atuação.

Confira alguns deles abaixo:

Explorando o Programa:

O que Você Precisa Saber!

  1. Fundamentos da avaliação e intervenção neurocognitivas: pressupostos teóricos, intervenção preventiva e remediativa, recursos padronizados e ecológicos de avaliação, aplicabilidade da neuropsicologia clínica
  2. Neuroanatomia funcional e exames de neuroimagem para a prática neuropsicológica: estrutura do sistema nervoso central, neurônios e conectividade funcional, exame estrutural e funcional
  3. Desenvolvimento neuropsicológico normal, neuroplasticidade e reserva cognitiva do bebê ao idoso longevo: fases de desenvolvimento de cada função cognitiva ao longo da vida, quadros neurológicos e psiquiátricos mais prevalentes em cada fase
  4. Neurobiologia e avaliação das patologias da linguagem e da comunicação oral: componentes de linguagem oral, desenvolvimento da linguagem e da comunicação, transtornos da linguagem, da fala e do espectro do autismo e princípios e procedimentos da avaliação
  5. Neurodesenvolvimento, clínica e avaliação das dificuldades de aprendizagem da leitura, escrita e matemática: modelos de funcionamento cognitivo, dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem, avaliação neuropsicológica clínica e escolar da pré-escola à aprendizagem tardia.
  6. Neurodesenvolvimento, clínica e avaliação das patologias da atenção e das funções executivas: disfunções executivas, funções executivas e emoções, avaliação de subcomponentes executivos, modelos cognitivos e neurobiológicos da atenção, avaliação dos diferentes tipos de atenção, patologias com alterações atencionais e/ou executivas
  7. Neurodesenvolvimento, clínica e avaliação das patologias dos sistemas de memória: diferentes sistemas, síndromes e transtornos relacionados à memória, avaliação em crianças, adultos e idosos, estratégias preventivas
  8. Funções executivas e a cognição social: teoria da mente, repertório de habilidades sociais, desenvolvimento cognição social, quadros clínicos
  9. Aplicação e interpretação de testes neuropsicológicos de inteligência: crianças, jovens e adultos
  10. Comportamento motor e a neuropsicologia do esporte:
  11. Neuropsicologia clínica e as psicopatologias: transtornos mentais segundo DSM-5 e CID-11, particularidades da avaliação neuropsicológica nos quadros psiquiátricos
  12. Neuropsicologia clínica hospitalar: avaliação breve das funções neurocognitivas, patologias prevalentes no contexto hospitalar e ambulatorial, avaliação pré e pós-cirúrgica, papel equipes multidisciplinares
  13. Instrumentos de triagem e de avaliação breve no contexto da aprendizagem: Classificação de instrumentos neuropsicológicos, rastreamento e avaliações breves, laudos com perguntas focais
  14. Avaliação neuropsicológica de pré-escolares até a adolescência: o exame de crianças pré-escolares, o mapeamento cognitivo e a educação infantil, os quatro pilares do diagnóstico funcional, intervenções de estimulação preventiva ou de reabilitação neuropsicológica da fase pré-escolar até a adolescência
  15. Neuropsicologia clínica e a avaliação da personalidade: relação entre cognição e personalidade, escalas e inventários de exame da personalidade
  16. A utilização de tarefas ecológicas para avaliar e intervir em neuropsicologia: avaliação ecológica dos processos cognitivos, oficinas de jogos e de simulação, intervenções adaptadas à demanda real
  17. Neuropsicologia clínica do envelhecimento e seus instrumentos: avaliação de adultos idosos e longevos com queixas subjetivas e déficits objetivos de memória, planejamento terapêutico de casos de comprometimento cognitivo leve e demências
  18. A elaboração de laudos neuropsicológicos: fundamentos da redação de relatórios de avaliação neuropsicológica e seus diferentes contextos, oficina de redação
  19. Papel da neuropsicologia na escola: neuropsicologia da aprendizagem, intervenção precoce-preventiva pré-escolar e escolar, capacitação de educadores
  20. Estimulação cognitiva preventiva e reabilitação neuropsicológica de adultos e idosos com sequelas neurológicas: bases teóricas da reabilitação, aplicações clínicas, neuroplasticidade e reserva cognitiva, métodos individuais e de grupo, reabilitação pós-cirúrgica, abordagens preventivas
  21. Round clínico de encerramento: diagnóstico, prognóstico terapêutico e desfecho, indicação de medidas neuropsicológicas, seminário clínico de casos

Práticas Supervisionadas Durante o Curso:

  1. Avaliação das patologias da linguagem e da comunicação oral
  2. Aspectos das dificuldades de aprendizagem
  3. Avaliação da atenção e das funções executivas
  4. Fundamentos da avaliação dos sistemas de memória
  5. Relação das funções executivas com a cognição social
  6. WISC IV – Escala Wechsler de inteligência para crianças e adolescentes
  7. WASI e WAIS III - Escalas Wechsler de inteligência para adultos 
  8. Avaliação neuropsicológica das psicopatologias
  9. Fundamentos da anamnese clínica
  10. Supervisão clínica de casos
  11. Avaliação neuropsicológica da infância
  12. Aspectos fundamentais da avaliação neuropsicológica do envelhecimento

Vantagens

Seu curso também contém

Conteúdo inovador
A atualização no tratamento dos transtornos de personalidade apresenta as mais recentes inovações para o tratamento efetivo desses casos desafiadores. É indicado para os psicólogos e psiquiatras que desejam o próximo nível de suas carreiras.
Corpo docente
Professores são todos clínicos renomados, pesquisadores e experientes no ensino de qualidade
Foco na prática
Durante o curso, os alunos têm oportunidade de aprender as técnicas de intervenção mais eficazes e discutir exemplos de casos clínicos,
Oportunidade financeira
A prevalência dos transtornos de pessoalidade é grande nos consultórios clínicos, existindo uma demanda crescente por psicólogos e psiquiatras capacitados no tratamento desses quadros desafiadores.
Certificado
Ao concluir o curso de atualização no tratamento dos transtornos de personalidade, você receberá um certificado de conclusão emitido pelo IPTC-Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva.
Experiência
O IPTC e sua equipe possuem tradição no ensino das terapias cognitivas com dezenas de turmas com êxito já formadas.
Curso atualizado
Esse novo curso de atualização do IPTC já nasce incorporando as últimas tendências do tratamento bem sucedido dos transtornos de personalidade.
Selo de qualidade IPTC
Venha fazer parte de um grupo seleto de profissionais capacitados nos tratamentos dos transtornos de personalidade.

Valores

Parcele no boleto

em até 7x de

R$ 631,00

Total do investimento: R$ 4.417,00
Matrícula: R$ 50,00 (dedutível da primeira mensalidade)
Consulte-nos para outras opções de pagamento

Observação

A taxa de matrícula é paga pelo site via cartão, boleto interligada no sistema do EDUZZ

A sua jornada transformadora para se tornar capacitado no tratamento psicológico dos transtornos de personalidade começa aqui

Junte-se a uma comunidade seleta de profissionais, o IPTC já formou dezenas de turmas em terapia cognitivo-comportamental e terapia do esquema

FAQ

Perguntas frequentes

1Quem somos
Somos um Instituto de Ensino que oferece um programa educacional completo em terapias cognitivas e neuropsicologia aplicada, direcionado a todos os profissionais da saúde mental que desejam avançar e evoluir em suas carreiras. Inúmeros psicólogos tornaram-se especialistas através de nossos cursos.
2Eu não sei que curso escolher, vocês podem me ajudar?
Sim, oferecemos uma avaliação pessoal de suas necessidades e objetivos sem custo ou compromisso para ajudá-lo a encontrar o curso que melhor se adapta às suas aspirações e habilidades atuais.
3O formato do curso é presencial ou online?
Nossos cursos mais longos priorizam o formato presencial para seus módulos teóricos, mas todos têm transmissão simultânea. Isso significa que você terá acesso de qualquer lugar, caso não possa estar presente. Por sua vez, as aulas práticas e supervisões são transmitidas exclusivamente ao vivo. Nossa tecnologia de transmissão assegura uma experiência muito próxima à presencial, com imagem, áudio interativo e tomadas da classe de ótima qualidade. Certifique-se com nossos consultores das modalidades disponíveis para as aulas de cada curso.
4Como posso me inscrever em um curso?
Para se inscrever, acesse a página do site do curso desejado e preencha o formulário de inscrição. Em seguida, entraremos em contato para revisar os dados, orientar sobre os documentos necessários e prestar esclarecimentos. A vaga é garantida com o pagamento da matrícula, que será deduzida na primeira mensalidade após o início do curso.
5Vocês têm descontos ou promoções nos cursos?
Sim, você pode aproveitar descontos especiais matriculando-se com antecedência ou se for um ex-aluno nosso ou de graduação.
6Quem são os professores?
Nossos professores são especialistas, mestres e doutores renomados no meio acadêmico e profissional em suas respectivas áreas de atuação. As suas credenciais constam na descrição de cada curso.