PÓS-GRADUAÇÃO

Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência

Muitos distúrbios emocionais da vida adulta têm suas raízes na infância e na adolescência. A Terapia Cognitivo-Comportamental dispõe de técnicas e recursos específicos para tratamentos focados em crianças e adolescentes, se tornando uma modalidade de terapia de grande impacto na sociedade.

O que é a TCC na Infância e Adolescência?

Nesta Especialização em TCC na Infância e Adolescência, você irá aprender a utilizar os recursos terapêuticos mais eficazes para avaliar e tratar os problemas emocionais de crianças e adolescentes, assim como condições para orientar os pais em relação a problemas de seus filhos.

É na infância e na adolescência que as personalidades individuais estão se formando. Nesses períodos, alguns distúrbios e transtornos de desenvolvimento aparecem com mais gravidade, como o autismo, o transtorno de atenção e hiperatividade e os transtornos de abuso de substâncias.

Muitas dificuldades emocionais da vida adulta têm suas raízes nestas fases, como os chamados esquemas disfuncionais, que se estabelecem após experiências tempranas negativas e permanecem ativos por anos a fio.

Portanto, a aplicação das técnicas mais eficazes da TCC, adaptadas à infância e à adolescência, além de apresentar efeitos curativos, tem também funções preventivas. A TCC focada para esta faixa etária se tornou uma modalidade de terapia com grande crescimento e enorme potencial de impacto na sociedade.

O que dizem nossos ex-alunos

Orientação Supervisonada e foco na prática

Sabemos que é de suma importância que profissionais da Saúde Mental tenham a oportunidade de serem orientados por outros mais experientes. Por isso, a nossa pós-graduação em TCC na Infância e Adolescência conta com uma grande diferencial: o acompanhamento e Orientação Supervisionada de casos dos alunos. 

Ao longo do curso, serão realizados encontros em grupo onde os alunos poderão compartilhar seus casos. Esses encontros também servem para reforçar os tópicos abordados nos módulos teóricos anteriores e como treinamento nos métodos de avaliação e tratamento da terapia cognitiva.

Para proporcionar isso à turma, contamos com a colaboração de professores que já possuem vasta experiência em supervisão, com anos de bagagem e dezenas de casos supervisionados.

Clínica Escola

Com ajuda de ONGs e instituições, nos comprometemos a buscar pacientes para que você possa aplicar os conteúdos vistos em sala. Para moradores de Curitiba, onde fica a nossa sede, nós cedemos nosso consultório para que os atendimentos possam ser feitos presencialmente.

Caso você não more em Curitiba, a dinâmica continua a mesma: também buscamos os pacientes, mas a diferença é que o atendimento será realizado de forma online.

Ressaltamos que a Clínica Escola é uma iniciativa que possui cunho opcional por parte do aluno, e que ela não gerará nenhum acréscimo no valor das mensalidades.

Tenha aula com os melhores

Nós trazemos um corpo docente com professores selecionados a dedo, entre mestres, doutores e especialistas, com experiência clínica comprovada e que são referência em suas áreas de atuação. Além disso, são professores reconhecidos a nível nacional.

Confira alguns deles abaixo:

Coordenadora

Vanina Cartaxo

CRP 13/5058 (PB) | Psicóloga

Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela CINTEP-PB. Professora dos cursos de Pós-Graduação em TCC na Infância e Adolescência pelo IPTC, INTCC, CTC-VEDA e UNIPÊ.

Autora dos livros: Baralho das distorções: enfrentando as armadilhas dos pensamentos, Ovelha mal e o lobo bem: Entendendo a depressão infantil, Não quero sair da bolsa: Entendendo a ansiedade de separação, Diário Terapêutico para pais, Cora e Pê: Aprendendo o modelo cognitivo com psicoeducação ilustrada, TECnologia: um amor quase perfeito, Operação PAIS sempre e Em busca da aventura: baseado na terapia de aceitação e compromisso.

  • Fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicados a Infância e Adolescência

  • Conceitualização Cognitiva na Infância e Adolescência

  • Princípios Básicos da TCC na Infância

  • Princípios Básicos da TCC com Adolescentes

  • Instrumentos de Acesso na Infância

  • TCC dos Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência

  • TCC dos Transtornos de Humor na Infância e Adolescência

  • TCC dos Transtornos Disruptivos

  • TCC dos Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência

  • TCC dos Transtornos do Espectro Autista

  • Recursos de Avaliação Neuropsicológica na Infância e Adolescência

  • Orientação Supervisionada (ao longo de todo o segundo ano)

  • Modelos de Treinamento de Pais

  • Treinamento Habilidades Sociais com Crianças e Adolescentes

  • Adolescência e Uso de Substâncias Psicoativas

  • Terapia Racional Emotiva Comportamental | TREC

  • TCC do Transtorno do Estresse Pós-Traumático | TEPT

  • TCC Vítimas de Abuso Sexual e Violência Doméstica

  • TCC nas Famílias de Crianças e Adolescentes

  • Estratégias da TCC em situação de separação, divórcio e recasamento

  • Sexualidade na Infância e Adolescência

  • Estimulando a Resiliência no processo terapêutico

  • Bullying: identificando sinais e criando estratégias

  • TCC das Dependências Tecnológicas

  • Terapia do Esquema na Infância e Adolescência

Como funciona o curso Presencial?

As aulas teóricas sempre ocorrerão presencialmente em Curitiba. Já as aulas práticas, que correspondem a 60h do curso, serão ministradas de forma online e ao vivo.

As aulas online ficam gravadas?

Não.

Como são as avaliações?

Durante o curso, você vai precisar levar 2 casos seus (de uma criança e de um adolescente) para apresentar, discutir e tirar dúvidas com seus colegas e com as professoras orientadoras. Por meio dessas orientações supervisionadas, você será avaliado(a) e receberá uma nota. Não é necessária a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso.

O curso é certificado pelo MEC?

Sim, todas as nossas especializações são certificadas pelo MEC e conferem título de especialista reconhecido em território nacional.

Como funciona a opção de fazer o curso como Formação?

Se você ainda é estudante ou não é graduado(a) nas áreas de Psicologia ou Medicina, poderá realizar este curso como Formação. Optando por este formato, você terá acesso às aulas teóricas e não terá certificação de especialista chancelada pelo MEC. Sua certificação será emitida pelo IPTC, não lhe conferindo título acadêmico ou profissional oficial. Para outras dúvidas, consulte nossa equipe.

 

Qualidade e Tradição

A Especialização em TCC na Infância e Adolescência do IPTC é uma das mais tradicionais do Brasil. O curso conta com mais de 6 anos de história, formando profissionais da saúde mental, que vêm ajudando cada vez mais pessoas com os conteúdos aprendidos aqui.

Nosso ensino vem ajudando cada vez mais profissionais e temos um forte reconhecimento no mercado. A satisfação dos nossos alunos é refletida nos diversos depoimentos positivos que escutamos todos os anos.

Neste ano de 2023, iniciaremos a nossa 8ª turma. 

Início da próxima turma: 16/06

Encontros mensais • Sextas-feiras das 18h às 22h e Sábados das 8h às 17h

Duração: 24 meses

Carga Horária Total: 360 horas

Público-alvo: O curso é voltado para Psicólogos com graduação completa, Residentes de Psiquiatria e Psiquiatras.

Local: Curitiba, PR

Lote

Encerrado 

 Taxa de Inscrição: R$ 185,00

(para outras condições de pagamento, consulte nossos atendentes)

Este curso também é oferecido como Formação, a qual não exige graduação completa e não inclui as aulas práticas.

Duração: 24 meses

Carga Horária Total: 300 horas

 Taxa de Inscrição: R$ 185,00

 Mensalidade a partir  de 26 x

Encontros mensais • Sábado das 8h às 17h

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Seja um profissional mais capacitado! Faça sua inscrição abaixo.

Aos concluintes, será fornecido certificado ao final do curso.

Documentos obrigatórios para registro acadêmico e certificação: CPF, RG, Comprovante de Residência, Certidão de Casamento ou Nascimento e Diploma ou Declaração de Colação de Grau (para alunos da especialização).

O IPTC reserva-se ao direito de não realizar o curso caso não haja o número mínimo de participantes necessários para sua viabilidade.