Ao longo das últimas décadas houve um crescimento importante no conhecimento acerca das funções cerebrais e das alterações cognitivas e comportamentais oriundas de determinadas doenças clínicas, neurológicas (alterações no neurodesenvolvimento, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, demências, epilepsias etc.), e psiquiátricas.
A (Re)Habilitação Neuropsicológica (RN) constitui-se em um tratamento especializado que visa auxiliar esses pacientes a melhor resolverem seus problemas, capacitando-os para melhor realizar suas atividades de vida diária, laborais e de interação social e afetiva. Trata-se de um tipo de tratamento específico, que pode ser aplicado nas diversas etapas da vida de uma pessoa por um profissional especializado na área.
É nesse contexto que se torna importante o estudo da (Re)Habilitação Neuropsicológica, tanto no que se refere aos seus conceitos teóricos, como ao conhecimento das diversidades de técnicas e aplicações nos diferentes ambientes clínicos. No curso serão estudadas as principais funções cognitivas, como elas costumam se manifestar diante de quadros deficitários, seu tratamento e quais as melhores abordagens terapêuticas envolvendo os pacientes, seus cuidadores/responsáveis, e o ambiente que os cercam.