Qual abordagem terapêutica é ideal para o Tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
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31/07/2024O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou desenvolvimento (DSM-V). Estima-se que entre 5% a 8% da população mundial tenha esse transtorno.
O TDAH pode trazer prejuízos às funções executivas e nas tarefas práticas do dia a dia. Isso inclui dificuldades no término de tarefas, na concentração durante aulas ou reuniões de trabalho e na lembrança de compromissos. Além disso, o TDAH pode ser marcado por comportamentos impulsivos. Essas dificuldades resultam em sofrimento ao indivíduo e podem reduzir a autoestima.
A fim de auxiliar nessas demandas e diminuir o sofrimento desses pacientes, os psicólogos que trabalham com a reabilitação cognitiva, podem desenvolver tarefas e treinos para as funções atencionais, visando melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.
Dentro dos treinos das funções atencionais, podemos elencar as seguintes atividades:
- Criação de Agenda: consiste em criar uma agenda com as atividades que o paciente precisa desenvolver no cotidiano. A agenda é organizada de forma individual, levando em consideração a aplicabilidade na vida do indivíduo.
- Treino de Memória: podemos destacar jogo da memória e quebra-cabeça, pois exigem habilidades como atenção, registro das informações e persistência ao longo de um período de tempo maior.
- Mindfulness: auxilia a ter maior consciência corporal e sobre as coisas que estão acontecendo ao redor da pessoa, desenvolvendo a chamada atenção plena.
- Jogos de Tabuleiro ou Cartas: elespodem ser aliados da atenção alternada e dividida, além do controle inibitório. Pois, para que se possa ganhar o jogo, é preciso calcular tanto as jogadas pessoais e as do adversário.
O treino dessas habilidades por meio das atividades acima ajuda na funcionalidade prática. Mas vale ressaltar que um plano de reabilitação cognitiva deve ser feito de forma individualizada, adaptando-se aos gostos e necessidades dos pacientes. Isso ajudará a ter um melhor engajamento no processo e melhores resultados.
A abordagem do TDAH vai além da utilização de medicamentos. Se você desejar saber mais ou trabalhar com reabilitação cognitiva, acesse o nosso site e confira o nosso curso de Formação em Reabilitação Cognitiva.: https://iptc.net.br/cursos/curso-reabilitacao-cognitiva/
Amanda Knop Zepechouka
Equipe do IPTC.
Referência:
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.