Sobre nós

NOSSA HISTÓRIA

O Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva surgiu em 2007, com o apoio de profissionais de referência nacional e internacional. Trouxe para Curitiba o primeiro curso de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do Paraná. Desde então, anualmente novas turmas tem sido lançadas com sucesso. O IPTC apóia a divulgação nacional das Terapias Cognitivas através da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.

A primeira turma formada pelo IPTC, surgiu em março/2007, com 14 alunos, já na sequência em agosto/2007 a segunda turma. Desde o início formamos turmas com o apoio de docentes referência nacional e internacional, comprometidos com a capacitação para os desafios complexos e crescentes em saúde mental.

Dando continuidade a nossa atuação como vanguarda, abrimos a primeiro curso de especialização do Paraná em Neuropsicologia Clínica em 2008 e de Terapia Cognitivo-Comportamental da Infância e Adolescência em 2013. Esses entre os primeiros do Brasil. Finalmente, trouxemos pela primeira vez para Curitiba, a Formação Em Terapia do Esquema em 2015.

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

A Terapia Cognitivo-Comportamental, assim como em diversos países, tem apresentado grande desenvolvimento no Brasil. Pioneiros brasileiros estudaram com os renomados psicólogos americanos Aaron Beck e Albert Ellis. 

O psicólogo Marco Callegaro, fundador do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC) e o psiquiatra Salmo Zugman, com mestrado e em Farmacologia – Área de Concentração no Sistema Nervoso Central e membro fundador da Associação de Terapia Cognitiva do Paraná (ATC-PR) criaram o IPTC para atender a uma demanda em formação de qualidade na área de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), para psicólogos e psiquiatras no Paraná. Atualmente os cursos do IPTC estão entre os melhores do Brasil.

O IPTC tem sede administrativa própria no centro de Curitiba. As sua aulas realizam-se no Centro de Convenções do Hotel Tulip Inn Batel e no Hotel Mercure Brigadeiro. Atualmente contamos como uma moderna sala de aulas própria situada no edifício Workspace Brigadeiro no bairro Batel de Curitiba.

2000
Alunos
0
Professores e Mestres
0
Alunos

Conheça nossa equipe

Profissionais que fazem o IPTC.

COORDENAÇÃO GERAL

SALMO ZUGMAN
salmo@iptc.net.br

ADMINISTRATIVO

DANIEL HENRIQUE
adm@iptc.net.br

 

COORDENAÇÃO DE ENSINO

ROSANE SPRÉA
ensino@iptc.net.br

 

SECRETARIA

JULIANA MARLI MARTINS
contato@iptc.net.br

 

PROPÓSITO

Proporcionar qualidade de vida para o maior número de brasileiros possíveis através do desenvolvimento e capacitação de conhecimentos dos profissionais da área de saúde mental.

VISÃO

Possuir maior conhecimento, capacidade e habilidade técnica para fornecer serviços de excelência como profissional da área de saúde mental.

IMPACTO NO ALUNO

Ser reconhecido como uma das principais instituições de ensino de pós graduação na área de saúde mental em âmbito nacional dentro dos próximos cinco anos.

VALORES

  • Ética: Conduta de respeito necessária ao tratar alunos, professores, colaboradores, entre outros valorizando sempre seus desejos, vontades e direitos.
  • Credibilidade: Os professores são mestres e doutores, com grande experiência clínica em suas áreas de atuação. Foram cuidadosamente selecionados por sua produção científica e trabalhos específicos no tema de suas disciplinas.
  • Comprometimento: Toda turma iniciada tem garantia de conclusão do curso.
  • Desenvolvimento Contínuo: focamos em projetos para continuar desenvolvendo o profissional mesmo após o curso ter encerrado.