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10/04/2024This Is Us e a Terapia do Esquema
20/05/2024A infância e adolescência são duas fases cruciais do desenvolvimento humano. Nessas fases o indivíduo constrói suas características de personalidade e padrões de relacionamento. Como os processos de maturação cerebral, aquisição de linguagem e regulação emocional ainda estão em desenvolvimento, os tratamentos psicoterápicos nessas fases de vida apresentam singularidades.
A Terapia do Esquema (TE) pode ser uma alternativa eficaz de tratamento psicoterapêutico para crianças e adolescente. Nesse contexto, o envolvimento parental desempenha um papel fundamental. O Treinamento para Pais os instrui a reconhecer as necessidades emocionais das crianças e a intervir em comportamentos inadequados, muitas vezes causados por esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs). (CAMILO, ET al.,2018)
Outra faceta da TE é o desenvolvimento, junto com a criança e o adolescente, de estratégias de enfrentamento relacionadas aos modos ativados disfuncionais. Entretanto, quando saudáveis, os modos auxiliam no manejo dos conflitos e na redução de tensões do relacionamento interpessoal (ROEDIGER, 2009). O enfrentamento saudável de situações problemáticas possibilita a identificação e controle de emoções disfuncionais, resolução construtiva de conflitos e o estabelecimento de bons vínculos sociais.
Uma das dificuldades específicas do trabalho da TE na infância e adolescência é conseguir transmitir e trabalhar conceitos abstratos como EIDs. Sendo assim, foram desenvolvidos instrumentos muito utilizados para facilitar esses processos. Muitos são jogos e histórias adaptados levando em consideração a faixa etária dos pacientes. Outros são atividades empregadas durante as sessões, destacando-se:
– Relatar contos com situações semelhantes às que a criança possa estar vivenciando.
– Solicitar à criança que desenhe a situação que está enfrentando ou a represente por meio de miniaturas.
– Atividades lúdicas com jogos de tabuleiro
-Role-playing: consiste em simular as situações que precisam ser trabalhadas, onde tanto a criança e quanto o adolescente, como o psicoterapeuta, assumem o papel das pessoas envolvidas na situação.
Assim como no caso de adultos, a Terapia do Esquema (TE) na infância e adolescência é um processo terapêutico de longo prazo, pois busca alcançar mudanças profundas nos padrões de comportamento e de pensamento. Outro destaque nessa faixa etária é que a TE pode ter um caráter preventivo, devido ao fato de o indivíduo ainda não ter completamente desenvolvimento seus esquemas desadaptativos.
Apesar de seu grande potencial como abordagem terapêutica eficaz, a Terapia do Esquema (TE) na infância e adolescência ainda é pouco conhecida no Brasil, apesar de seu grande potencial. Na pós-graduação da Terapia do Esquema do Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas (IPTC) pensamos em preencher essa lacuna, pois esse tema é exclusivo em um de nossos módulos.
Para saber mais, acesse o nosso site: https://iptc.net.br/cursos/terapia-do-esquema/
Amanda Knop Zepechouka
Equipe IPTC
Referência:
Camilo, Ivana de Cássia Ribeiro Rosa, Lopes, Ederaldo José, & Lopes, Renata Ferrarez Fernandes. (2018). Terapia do esquema em grupo para crianças com transtornos disruptivos. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 14(2), 121-129. https://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180017
Roediger, E. (2012). Why are mindfulness and acceptance central elements for therapeutic change in schema therapy too? An integrative perspective. In: M. Van Vrees Wijk, J. Broersen, & M. Nardot, The Wiley Blackwell handbook of schema therapy: Theory, research and practice (pp. 239-248). Chichester: Wiley.