Terapia Cognitiva Comportamental & Terapia do Esquema
08/02/2024Amígdalas e a regulação emocional: exemplos do filme “Divertida Mente”
05/03/2024A Terapia Focada na Compaixão (TFC) tem suas raízes na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e faz parte da terceira onda das terapias cognitivas. Ela foi proposta pelo psicólogo Paul Gilbert, após perceber que alguns de seus pacientes se tratavam de forma muito crítica e dura. A compaixão contribuiria então para que esses pacientes melhorassem seus estados emocionais.
Ao desenvolver o plano terapêutico, essa abordagem baseia-se em três princípios principais: a autocompaixão, a compaixão para com os outros e a compaixão do terapeuta. Por meio desses princípios, o paciente consegue uma melhor aceitação e gentileza de si mesmo e pessoas do seu vínculo social. Também diminui o seu nível de crítica e cobrança pessoais, aumentando sua estabilidade emocional.
A compaixão é o pilar do plano terapêutico da TFC. Ela é definida como “uma combinação de motivos, emoções, pensamentos e comportamentos que abrem uma pessoa ao sofrimento de outra. Isso em uma atitude não avaliativa, que visa compreender esse sofrimento e atuar para seu alívio.” (Gilbert, 2005). A autocompaixão é o ato de direcionarmos a compaixão para nós mesmos. De nos tratarmos com gentileza e compreensão, perante nossas próprias lutas e desafios (Gilbert, 2014; Leaviss & Uttley, 2015).
Na Terapia Focada na Compaixão (TFC), as emoções são compreendidas, percebidas e moduladas por três sistemas de regulação do afeto, que são os seguintes:
- Sistema de Alerta de Perigo (ou sistema de ameaça e proteção):
- Esse sistema está relacionado à resposta de luta ou fuga do organismo.
- Ativado em situações percebidas como ameaçadoras.
- Envolvido na avaliação de perigos e na mobilização de recursos para enfrentar ou evitar a ameaça.
- 2. Sistema de Afiliação e Vínculo (ou sistema de busca de recursos e incentivos):
- Esse sistema está associado à busca de recompensas e ao vínculo social.
- Ativado quando experimentamos sentimentos de prazer, satisfação e conexão.
- Relacionado ao comportamento social e à criação de laços emocionais positivos.
- 3. Sistema da Compaixão (ou sistema de cuidado/tranquilizador):
- O sistema de cuidado é central na TFC e envolve o desenvolvimento de compaixão para consigo mesmo e para com os outros.
- Ativado quando buscamos ser compreendidos, apoiados e consolados em situações difíceis.
- Focado no desenvolvimento da autocompaixão, aceitação e regulação emocional.
A TFC tem se mostrado eficiente para diminuir significativamente a vergonha, o autocriticismo e a depressão e ansiedade de seus pacientes e os problemas sociais e comportamentais decorrentes desses fatores.
A pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) do IPTC é dividida em três partes. A primeira parte está dedicada aos fundamentos e bases da TCC. A segunda parte aborda a compreensão e intervenções para os principais problemas e transtornos emocionais dos pacientes. Por fim, na terceira parte, são apresentados os mais recentes desenvolvimentos na área das terapias cognitivas.
A Terapia Focada na Compaixão (TFC) faz parte do plano de estudo da especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do IPTC. Consideramos esse assunto relevante e atual. Para saber mais sobre os recursos utilizados por muitos psicólogos para avançarem em suas carreiras, você pode visitar nosso site (iptc.net.br) e conferir os detalhes de nossa pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
Amanda Knop Zepechouka
Equipe do IPTC
Referência:
Gilbert, P. (2006). A biopsychosocial and evolutionary approach to formulation with a special focus on shame. In N. Tarrier (Ed.), Case formulation in cognitive-behavioral therapy. The treatment of challenging and complex cases (pp. 81-112). New York: Routledge.
Leaviss, J., & Uttley, L. (2015). Psychotherapeutic benefits of compassion-focused therapy: An early systematic review. Psychological medicine, 45(5), 927-945.