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06/07/2024O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica e de desenvolvimento que afeta a maneira como uma pessoa percebe e interage com o mundo. O autismo é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Porém, é importante destacar que dentre as pessoas que possuem TEA, “nem todos são iguais e nem todos têm as mesmas características. Uns podem ser mais atentos, uns mais intelectuais e outros mais sociáveis, e assim por diante” (FERREIRA, 2009, p. 15). Desse modo, as características do autismo podem variar amplamente em termos de nível e apresentação, o que levou ao uso do termo “espectro” para descrevê-lo.
É importante considerar que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não possui uma cura, mas existem tratamentos que podem amenizar os sintomas e ajudar o indivíduo a ter uma vida mais confortável.
Para isso, o tratamento do TEA deve ser altamente especializado e focado nas principais áreas afetadas, devido à ampla variedade de manifestações clínicas em cada paciente. Além disso, o acompanhamento deve ser planejado de acordo com a idade e desenvolvimento do paciente. No caso do tratamento de crianças, deve-se focarno desenvolvimento da linguagem e da interação social, enquanto em jovens adultos o foco deve ser no desenvolvimento das habilidades sociais e sexualidade.
Nesse contexto, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) destaca-se no tratamento do Transtorno do Espectro Autista, pois é uma abordagem flexível e adaptável às mudanças no nível de desenvolvimento do paciente. Por isso, pode promover um modelo terapêutico específico para cada caso. Além disso, observou-se que programas comportamentais podem reduzir irritabilidade, agressividade, medos e rituais, além de estimular o desenvolvimento cognitivo.
Portanto, fica evidente que o TEA se trata de uma condição complexa e diversificada, que se manifesta de formas variadas em cada indivíduo. Por esse motivo, a TCC é uma abordagem de tratamento terapêutico recomendada, nesses casos principalmente por sua capacidade de adaptação às necessidades de cada paciente.
Com abordagens terapêuticas adequadas, é possível melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas com TEA, permitindo-lhes alcançar seu potencial máximo e viver de maneira mais confortável e integrada na sociedade.
Ana Beatriz Zugman
Estudante de Psicologia
Equipe IPTC
Referências:
FERREIRA, Joana Cristina Paulino. Estudo exploratório da qualidade de vida de cuidadores de pessoas com perturbação do espectro do autismo. Porto, 2009. Dissertação (Monografia em Educação Física); Faculdade de Desporto; Universidade do Porto, 2009.
ONZI, Franciele Zanella; DE FIGUEIREDO GOMES, Roberta. Transtorno do espectro autista: a importância do diagnóstico e reabilitação. Caderno pedagógico, v. 12, n. 3, 2015.
RABÊLO, Yasmin Castro. Transtorno do Espectro Autista e o tratamento pela Terapia Cognitivo-Comportamental: uma revisão bibliográfica. 2021.