Especialização x Formação por Dr. Salmo Zugman

Especialização x Formação por Dr. Salmo Zugman

SALMO ZUGMAN 3

Dr. Salmo Zugman- especialista em psiquiatria clínica, mestre, terapeuta, coordenador do programa de esquizofrenia, responsável pelo programa de Terapia Cognitiva da disciplina de Psicoterapia do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da UFPR e diretor do IPTC de Curitiba- compartilha seus conhecimentos e nos explica um pouco sobre Lato Sensu.

No Brasil, os cursos de pós-graduação dividem-se em dois grandes grupos: lato sensu stricto sensu. Expressão em latim que significa “sentido amplo”, os cursos de especialização lato sensu justificam o termo, apesar de focados, pois são destinados a vários tipos de carreiras e englobam os cursos de especialização em qualquer área de conhecimento, MBAs (Master in Business Administration), masters e residências médicas ou veterinárias. Assim, pessoas com atuação nas mais diversas áreas optam por uma especialização por serem formatadas conforme as necessidades dos profissionais e tendem a ter maior foco na aplicação prática. Ao contrário do stricto sensu, voltado para a área acadêmica, as especializações lato sensu são direcionadas para a resolução de novos problemas aplicando as teorias já comprovadas. Buscam o aperfeiçoamento ou atualização de conteúdos para a vida profissional. Entretanto, muitos cursos de especialização acabam servindo como trampolim para cursos stricto senso (mestrado ou doutorado).

As especializações respondem pelo maior volume de cursos lato sensu e estão indicadas para quem busca evoluir em uma área de atuação. Essas pós-graduações são escolhidas por aqueles que já trabalham, seja para auxiliar, como um diferencial, no início de suas atividades, para buscar novas oportunidades (reposicionamento do mercado de trabalho) ou para atualizar e enriquecer conhecimentos. Apenas portadores de diploma de curso superior, independente de qual área, podem ser neles matriculados. Têm duração mínima de 360 horas e ao final do curso o aluno obterá certificado com chancela do MEC, desde que oferecidos por instituições credenciadas.

Os cursos de especialização em nível de pós-graduação estão sujeitos à supervisão dos órgãos competentes, a ser efetuada por ocasião do recredenciamento da instituição, quando é analisada a atuação da instituição na pós-graduação (Ministério da Educação, no caso dos cursos oferecidos por instituições privadas e federais). As instituições que oferecem cursos de especialização devem fornecer todas as informações referentes a esses cursos, sempre que solicitadas pelo órgão coordenador do Censo do Ensino Superior, nos prazos e demais condições estabelecidas.

O corpo docente deverá ser constituído necessariamente por, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) de professores portadores de título de mestre ou de doutor obtidos em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido. Os demais docentes devem possuir formação em nível de especialização. Os alunos interessados podem solicitar a relação dos professores efetivos de cada disciplina prevista no projeto pedagógico, com a respectiva titulação.

Farão jus ao certificado de especialista os alunos que tiverem obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos (projeto pedagógico), assegurada, nos cursos presenciais, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência. Ao fim do curso, o aluno deverá fazer uma monografia. Os certificados de conclusão devem mencionar a área de conhecimento do curso e serem acompanhados do respectivo histórico escolar, do qual deve constar, obrigatoriamente: I – relação das disciplinas, carga horária, nota ou conceito obtido pelo aluno e nome e qualificação dos professores por elas responsáveis; II – período e local em que o curso foi realizado e a sua duração total, em horas de efetivo trabalho acadêmico; III – título da monografia ou do trabalho de conclusão do curso e nota ou conceito obtido; IV – declaração da instituição de que o curso cumpriu todas as disposições da presente Resolução; e V – indicação do ato legal de credenciamento da instituição.

Os cursos de especialização lato sensu oferecidos por escolas de renome são valorizados no mercado de trabalho. E por promoverem a capacitação e o desempenho, eles cumprem um papel fundamental no desenvolvimento qualitativo e quantitativo da educação em pós-graduação no país.

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