Palestra Café, Chocolate com DBT: Perguntas e respostas.

Palestra Café, Chocolate com DBT: Perguntas e respostas.

Na última quinta-feira, 18 de agosto, aconteceu em Curitiba o encontro “Café, Chocolate com DBT”. O encontro trouxe três grandes profissionais da área para falar sobre a Terapia Comportamental Dialética, em um agradável ambiente. Acompanhe a entrevista feita com a psicóloga Rita Spréa, uma das profissionais envolvidas com o evento:

  1. O que é a Terapia Comportamental Dialética (DBT):

A Terapia Comportamental Dialética foi  criada por Marsha Linehan, e é uma terapia cognitivo comportamental inicialmente desenvolvida para tratar indivíduos cronicamente suicidas,  diagnosticados com transtorno de personalidade Borderline. Hoje é reconhecida como padrão ouro de tratamento para essa população. Pesquisas tem demonstrado sua efetividade no tratamentos de vários outros transtornos como o transtorno por uso de substancia  (TUS), transtornos alimentares(TA), transtorno de stress pós traumático( TEPT) e  transtorno depressivo (TD), a exemplo.

  1. No que se refere ao bate papo com: “Café, Chocolate com DBT”, qual é a ênfase?

O objetivo deste bate-papo é apresentar a DBT aos profissionais da área, como uma alternativa  já testada para o tratamento de transtornos graves que apresentem comportamentos suicidas e para-suicidas. A ideia desta conversa é que aconteça em um ambiente agradável, já que o assunto é além de importante, denso em conteúdo.

Café, chocolate e DBT.
Café, chocolate com DBT.
  1. O que diria aos alunos e não alunos do IPTC sobre Café, Chocolate com DBT.

O primeiro encontro aconteceu na última quinta-feira, 18/08/2016, mas outros encontros como este haverão!

Venham conhecer a terapia Comportamental Dialética(DBT) em nosso bate papo e  tirar suas dúvidas. Os transtornos que a DBT trata são graves e exigem tratamento psicológico e psiquiátrico adequado. É importantíssimo conhecer as abordagens atuais, terapias de terceira geração,  participar de grupos de estudo, formações, cursos de extensão.

Nada melhor do que discutirmos isso em um agradável momento profissional!

  1. Quem são os profissionais que estarão presentes no evento?

Claudia Paola Carrasco Aguilar [CRM 15022]

Médica, formada pela UFPR, é Especialista em Psiquiatria pela UP e pela ABP. Palestrante e Professora do curso de medicina na Faculdades Pequeno Príncipe.

Erik Vinicius Querolin Sampaio [CRP – 08/19383]

Psicólogo Clinico, formado pela Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), com ênfase em psicologia forense. Especialista em Psicologia Cognitiva Comportamental pelo IPTC.

Rita Spréa [08/06901]

Psicóloga, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Psicopedagoga e Especialista em neuropsicologia. Mestre em saúde da criança e do adolescente pela UFPR. Professora do IPTC. Coordenadora da pós em Terapia cognitiva  da infância e adolescência do IPT.  Palestrante. Atende crianças, adolescentes e seus pais, há 21 anos.

41 3022-2947
WhatsApp: (41) 9 9263-2977
contato@iptc.net.br

SEDE INSTITUCIONAL
Rua Emiliano Perneta, 822 sl 1201
Centro, Curitiba / PR

SEDE ADMINISTRATIVA
Rua Emiliano Perneta, 10 sl 603
Centro, Curitiba / PR

IPTC - Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva.