Diferenças entre terapia para crianças e terapia para adolescentes
11/05/2023A importância da Aliança Terapêutica
17/08/2023A Neuropsicologia Teórica, a Neuropsicologia Clínica e a Neurociência Cognitiva são termos que podem ser usados de forma intercambiante, porque são disciplinas que se sobrepõem. Porém elas não são exatamente a mesma coisa e têm focos diferentes, vejamos:
Neuropsicologia Teórica
A Neuropsicologia Teórica é uma área da psicologia voltada para o estudo teórico das funções cognitivas, emoção e comportamento, em condições normais e anormais do cérebro. Mas independentemente das aplicações clínicas. Compreendem as funções cognitivas a percepção, memória, atenção, motivação, processos decisórios e raciocínio.
Neuropsicologia Clínica
A Neuropsicologia Clínica, por outro lado, é uma especialidade exclusiva da psicologia, que usa o conhecimento da neuropsicologia teórica para avaliar, diagnosticar e tratar pacientes com disfunções cognitivas e comportamentais, decorrentes de lesões cerebrais e transtornos neurológicos ou psiquiátricos. Os neuropsicólogos clínicos avaliam a função cognitiva dos pacientes e trabalham com outras disciplinas médicas para desenvolver um plano de tratamento que possa reabilitar e ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Para a avaliação neuropsicológica geralmente são aplicados testes e a reabilitação consiste de estratégias para recuperar ou compensar habilidades cognitivas e comportamentais comprometidas devido a uma lesão ou doença neurológica.
Neurociência Cognitiva
A Neurociência Cognitiva é uma ciência básica interdisciplinar, mais ampla que a Neuropsicologia Teórica e a Clínica, que se concentra em compreender as relações entre o pensamento, emoção, comportamento e cérebro. Ela combina conhecimentos e técnicas de pesquisa da neurociência, psicologia e ciência da computação. Também pode utilizar a neuroimagem, para explorar e buscar compreender as bases biológicas da mente. Neurologistas, psiquiatras, psicólogos, bioquímicos, biólogos e outros podem se dedicar às ciências cognitivas. Diferentemente da Neuropsicologia Clínica, a Neurociência Cognitiva não está diretamente envolvida com diagnóstico e tratamento de lesões ou doenças neurológicas.
Resumindo
Em resumo, é confuso mesmo: a Neuropsicologia Teórica é um ramo da psicologia, que se concentra em estudar os processos cognitivos e suas bases neurais, independentemente da aplicação clínica; a Neuropsicologia Clínica usa esse conhecimento para avaliar, diagnosticar e reabilitar pacientes com disfunções cognitivas decorrentes de diferentes lesões cerebrais. Por sua vez, a Neurociência Cognitiva busca uma compreensão mais ampla dos processos cerebrais.
E quando se utiliza somente o termo Neuropsicologia, qual delas está sendo referido? Sou da opinião que a Clínica. Mas a resposta vai ficar para um outro post.
O IPTC oferece um curso de especialização em Neuropsicologia Clínica e outro de formação em Reabilitação Cognitiva para psicólogos. Quer saber mais? Clique aqui e saiba mais ou entre em contato através do nosso Whatsapp: (41) 99263-2977.
Dr. Salmo Zugman – IPTC