Qualidade de Vida e as Quatro Dimensões do Ser Humano.
28/03/2024Terapia do Esquema para Crianças e Adolescentes
02/05/2024A Serotonina, conhecida como o hormônio do bem-estar, apresenta diversas funções além da elevação do humor. Ela desempenha importantes papeis no sistema nervoso, como regulação do sono, temperatura corporal, apetite, humor, atividade motora e funções cognitivas. (Feijó, et al.2011).
O que possibilita a serotonina ter várias funções no corpo é que existem dois tipos principais de receptores: receptores de canais iônicos e receptores metabotrópicos. Esses receptores podem gerar respostas excitatórias, ou seja, que estimulam a atividade de outros neurônios, ou inibitórias, que promovem a estabilização desses neurônios. Alguns desses receptores e suas receptivas funções são:
- Receptores 5-HT1: são auto receptores, de localização somatodendrítica, que regulam a neurotransmissão serotoninérgica. Eles também estão associados à liberação de outros neurotransmissores, como a noradrenalina e dopamina, e estão atrelados à redução da ansiedade, na regulação do humor e no controle da pressão arterial.
- Receptores 5-HT2: esses participam do controle do ciclo de sono e vigília, do humor, do apetite, da cognição, do estresse e da temperatura corporal.
- Receptores 5-HT3: estes são receptores com canais iônicos ativados ao ligarem com a serotonina e envolvidos na transmissão rápida de sinais serotonérgicos no sistema nervoso central
- Receptores 5-HT6: estão presentes em grande quantidade no córtex cerebral e no hipocampo. Estão envolvidos com funções cognitivas, incluindo memória e aprendizado.
- Receptores 5-HT7: estão presentes no sistema nervoso central, eles também são encontrados outras partes do corpo, como o trato gastrointestinal e o sistema cardiovascular. Suas funções principais são a regulação do humor, sono, memória, processamento sensorial, controle da temperatura corporal e relaxamento da musculatura lisa no trato gastrointestinal.
A regulação serotoninérgica é complexa, pois a visto que a serotonina está associada a diversas funções, ao se ligar a diferentes tipos de receptores. O uso de medicações, que agem sobre o sistema serotoninérgico, pode provocar diferentes sintomas colaterais, portanto deve ser cuidadosamente analisado pelo médico prescritor de forma individualizada.
Existem tratamentos alternativos para melhoria da regulação serotoninérgica sem sintomas colaterais. Entre eles se destacam a mudança no estilo de vida, exercícios e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Essa última é efetiva na redução de sintomas da ansiedade e depressão, melhora os processos cognitivos e auxiliam no desenvolvimento de perspectivas mais saudáveis (Arroio & Alarcón, 2016).
Saiba mais sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental, e outras abordagens que são de grande benefício para nossos pacientes, no site: www.iptc.net.br
Amanda Knop Zepechouka
Equipe do IPTC
Referências:
Feijó, F. de M., Bertoluci, M. C., & Reis, C., (2011). Serotonina e controle hipotalâmico da fome: uma revisão. Revista Da Associação Médica Brasileira, 57(1), 74–77. https://doi.org/10.1590/S0104-42302011000100020
Referências:Feijó, F. de M., Bertoluci, M. C., & Reis, C., (2011). Serotonina e controle hipotalâmico da fome: uma revisão. Revista Da Associação Médica Brasileira, 57(1), 74–77. https://doi.org/10.1590/S0104-42302011000100020
Arroio, E. G & Alarcón, R.T. (2016). Transtornos de Ansiedade: Uma Visão Neurobiológica E Uso da Terapia Cognitivo-Comportamental Para A Reestruturação Cognitiva e Remissão dos Sintomas. Trabalho de Conclusão de Curso. São Paulo. Repositório FAEMA 01-30. <https://repositorio.faema.edu.br/handle/123456789/2685>