Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: O que é, Sintomas e Tratamento
30/12/2020Transtorno de Personalidade Borderline: O que é, Sintomas e Tratamentos
13/01/2021O que é Transtorno de Personalidade Narcisista?
O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um padrão difuso de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia. O indivíduo passa a querer cuidados e favores especiais, ficando desapontado quando não possui esse feedback das pessoas.
O transtorno afeta mais homens que mulheres e pode aparecer na adolescência ou início da vida adulta.
As consequências desse quadro podem ser visíveis em vários campos da vida do paciente, como na esfera pessoal, profissional, relacionamento e acadêmicos.
Sintomas e Diagnóstico
Para que seja definida de forma objetiva quais são os sintomas e critérios diagnósticos do transtorno de personalidade naricisista, será utilizado o DSM-V como referência, devendo ocorrer 5 ou mais das seguintes situações:
- Ter uma sensação grandiosa da própria importância, exagerando conquistas e talentos.
- Possui fantasias com situações de sucesso ilimitado, poder, beleza ou amor ideal.
- Acredita que é especial ou único, e por conta disso só pode ser ligado a outras pessoas ou instituições na mesma situação.
- Demanda admiração excessiva
- Possui um sentimento de possuir direitos, ou expectativa de tratamento especial favorável e que sejam de acordo com suas perspectivas
- Apresenta comportamento explorador em relações interpessoais, tirando proveito dos outros para seus próprios fins
- Não apresenta empatia. Possui muita dificuldade para se enxergar no lugar do outro e entender seus sentimentos.
- Apresenta sinais de inveja dos outros, ou julga que os outros o invejam
- Possui comportamentos arrogantes e insolentes
Além dos sintomas, há algumas pontuações que podem ser feitas para facilitar ainda mais na percepção e análisa diagnóstica.
Os indivíduos com o transtorno, apesar do sentimento de superioridade e comportamento arrogante, apresentam uma autoestima frágil. Por conta disso, podem apresentar comportamento irritado quando são contrariados. Também é comum que sintam que as pessoas estão lhe menosprezando quando não recebe um tratamento esperado (exaltação acima do normal).
Consequências do Transtorno de Personalidade Narcisista
Diversas são as consequências que o transtorno pode acarretar na vida do paciente. Como é de se imaginar, os relacionamentos podem ser comprometidos. Além disso, o aspecto profissional também é um dos que possui grandes chances de ser afetado negativamente.
Relacionamentos
Os relacionamentos com pessoas narcisistas podem ser dificultados pela crença fiel de superioridade e tratamento hostil com os demais. A pessoa com transtorno, frequentemente poderá tratar os demais com menosprezo, desvalorizar suas conquistas, tornando-se assim uma pessoa muito difícil para se lidar.
A questão da falta de empatia também é um ponto que dificulta essa relação interpessoal. É essencial para a questão social do indivíduo, que ele consiga minimamente entender os sentimentos dos outros. Esse comportamento pode ser prejudicial principalmente em contatos com novas pessoas e para que seja feito uma maior conexão com cada indivíduo. A falta de empatia pode gerar uma sensação de uma pessoa fria e desinteressada.
Profissional
No aspecto profissional, o problema com os colegas de trabalho também é o ponto que pode gerar mais consequências. Um exemplo disso seria a questão do trabalho em equipe.
Pessoas narcisistas tendem a desvalorizar o trabalho dos outros, ou lhe dar poucos créditos e supervalorizar as suas atividades. Em uma situação de trabalho, esse comportamento certamente pode gerar conflitos e inimizades com os colegas.
Tratamento
Psicoterapia
A psicoterapia é realizada por um psicólogo que fará o acompanhamento do paciente. A abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental é utilizada para a reeducação do paciente, para que ele entenda melhor a forma como se portar socialmente, como conduzir seus relacionamentos e entender suas emoções.
No transtorno de personalidade naricisista há uma baixa prevalência no tratamento, e aliado a isso, o tempo de tratamento também pode ser bastante longo, por conta da prevalência da personalidade. Nesse caso, é difícil que o paciente sinta uma ruptura completa no transtorno.
Medicamentos
Não existem medicamentos específicos para pacientes que sofrem com transtorno de personalidade narcisista. Porém, como esses pacientes em alguns casos também apresentam sintomas ansiosos e depressivos, podem ser receitados remédios ansiolíticos e antidepressivos.
É essencial que os medicamentos sejam prescritos por um psiquiatra, que irá acompanhar o caso e fazer a receita de acordo com cada caso.
Levando seus tratamentos para um próximo patamar
Agora que você já conheceu mais sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista, que tal contar com a ajuda do IPTC para você aprender na prática como tratar os seus pacientes?
Temos diversos cursos, especializações e workshops, todos voltados para um conteúdo prático. O nosso foco é que você saia totalmente seguro para atender, depois de aprender aplicando o conteúdo.
E além disso, você terá um impacto ainda maior na qualidade de vida dos seus pacientes.
Conheça mais sobre nossos cursos clicando aqui!