Recursos e técnicas da Terapia do Esquema
05/04/2023Diferenças entre terapia para crianças e terapia para adolescentes
11/05/2023A saúde mental na infância e adolescência é fundamental para o desenvolvimento saudável dos indivíduos. A psicoterapia pode trazer vários benefícios, ajudando-os a lidar com uma variedade de problemas emocionais e comportamentais. A TCC para crianças e adolescentes geralmente envolve sessões regulares com um terapeuta treinado nessa abordagem. Durante essas sessões, o terapeuta trabalha com o paciente para identificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais e ajuda a desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais saudável.
Entre os inúmeros benefícios das intervenções de psicoterapia em crianças e adolescentes destacam-se:
- Melhora dos resultados a longo-prazo: os estudos demonstraram que as intervenções precoces em crianças e adolescentes favorecem o desenvolvimento de mecanismos de enfrentamento saudáveis e habilidades sociais que serão benéficas ao longo de toda a vida.
- Diminuição do risco de comportamentos problemáticos, como uso de drogas, alcoolismo e comportamentos autodestrutivos ou desviantes.
- Prevenção de problemas mentais na vida adulta, como os transtornos de ansiedade e depressão.
- Melhora dos relacionamentos familiares, com diminuição do ônus emocional causado por problemas emocionais não abordados.
- Ajuda no desempenho acadêmico: a psicoterapia pode ajudar as crianças e adolescentes a lidar com o estresse e a ansiedade relacionados à escola.
- Aumento da qualidade de vida: a psicoterapia pode melhorar a autoestima e auxiliar as crianças e adolescentes a serem mais realizados como pessoas.
Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que a psicoterapia pode trazer para crianças e adolescentes. É importante lembrar que cada caso é único, e a terapia deve ser adaptada às necessidades individuais de cada paciente.
Apesar da demanda crescente, ainda são poucos os psicoterapeutas especializados nos problemas emocionais dessa faixa etária. As causas dessa carência são múltiplas, entre elas se destacam: a falta de profissionais com formação específica na área, escassez de serviços específicos em várias regiões e o desconhecimento da importância da saúde mental infantil.
Contudo, vale ressaltar que o déficit de profissionais especializados em saúde mental infantil é um problema que necessita ser abordado. É preciso investir em treinamento e formação de terapeutas, para que possam atender adequadamente a demanda crescente nesta área.
O IPTC é um dos mais tradicionais no Brasil no ensino de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental para infância e adolescência, contamos com um corpo docente de professores escolhidos a dedo e que são referência em suas áreas de atuação. Psicólogos e psiquiatras podem aproveitar a oportunidade de alavancar suas carreiras profissionais se especializando nessa área tão promissora!
Clique aqui e saiba mais sobre o curso.