Kendall (Ken) Roy e uma análise de esquemas
25/04/2022Benefícios da psicoterapia na Infância e Adolescência
25/04/2023A Terapia do Esquema é uma abordagem terapêutica integrativa que tem como objetivo ajudar os pacientes a lidar com padrões disfuncionais de pensamento, comportamento e emoção que se originam na infância e persistem na vida adulta. Esses padrões disfuncionais são conhecidos como “esquemas” e podem levar a problemas emocionais, comportamentais e de relacionamento.
Quais são as técnicas que a Terapia do Esquema usa?
A Terapia do Esquema utiliza técnicas específicas para ajudar os pacientes a identificar seus esquemas disfuncionais e modificar esses padrões de pensamento, comportamento e emoção. Algumas das técnicas utilizadas na terapia do esquema incluem reatribuição cognitiva, ressignificação e reestruturação cognitiva, exposições a gatilhos e experiências vivenciais.
Veja como funciona cada uma:
- A reatribuição cognitiva é uma técnica utilizada para ajudar os pacientes a identificar pensamentos disfuncionais e substituí-los por pensamentos mais adaptativos e realistas
- A ressignificação é uma técnica que ajuda os pacientes a reinterpretar eventos passados que podem ter contribuído para seus esquemas disfuncionais, permitindo que eles vejam esses eventos de uma nova perspectiva mais positiva e construtiva.
- A reestruturação cognitiva envolve a substituição de padrões disfuncionais de pensamento por padrões mais adaptativos e realistas.
- A exposição a gatilhos prepara os pacientes para enfrentarem situações problemáticas.
- As experiências terapêuticas vivenciais permitem o trabalho com as emoções básicas relacionadas aos esquemas.
A Terapia do Esquema também enfatiza a importância da relação terapêutica entre o terapeuta e o paciente. O profissional trabalha para criar um ambiente seguro e empático, no qual o paciente se sinta confortável em explorar seus esquemas disfuncionais e trabalhar para modificá-los. A relação terapêutica pode representar também um papel corretivo das manifestações problemáticas dos esquemas.
Essa abordagem também pode ser útil no tratamento de transtornos alimentares, transtornos crônicos de ansiedade e depressão e problemas de relacionamento.
Em resumo, a Terapia do Esquema visa ajudar os pacientes a lidar com padrões disfuncionais de pensamento, comportamento e emoção que se originam na infância e persistem na vida adulta.
Com técnicas específicas para identificar e modificar esses esquemas disfuncionais, a Terapia do Esquema vem sendo cada vez mais utilizada por psicólogos devido a sua assertividade e eficiência nos tratamentos.
Se você quer se aprofundar na Terapia do Esquema e dominar essa abordagem para aplicar em seus atendimentos com segurança, conheça a Especialização em Terapia do Esquema do IPTC.
O curso conta com Supervisão Clínica, Oficinas Técnicas Vivenciais e 240h de conteúdo teórico para que você seja um especialista de excelência. Garanta a sua vaga e invista em sua carreira no Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva!