O que é Insônia? – Sintomas, Consequências e Como Tratar
14/10/2020Crenças limitantes: O que são, Como Identificar e Consequências
27/10/2020O símbolo da psicologia já é muito conhecido por profissionais da área e até mesmo leigos. Desde que os psicólogos entram na universidade, passam a identificar o símbolo em cartazes, livros, na mesa dos professores, etc. Mas você sabe qual a origem do símbolo e o seu significado? Nesse texto vamos te contar tudo isso!
Qual a origem do símbolo da psicologia?
O psi (Ψ) é de origem grega, sendo a vigésima terceira letra do seu alfabeto. Com sua evolução e o passar do tempo, os romanos passaram a nomear a letra de “psique”. O significado da palavra era inicialmente de sopro, brisa, respiração, mas com o passar do tempo passou a ter a conotação de alma, ânimo e espírito.
Nesse caso, a junção da palavra psique em grego, com o significado de alma, e a palavra logos, com o significado de “estudo de”, temos o resultado da palavra psicologia, com o significado de “estudo da alma”.
Outro ponto importante é que a palavra psique no seu princípio também era vinculada à borboleta, que representava uma brisa vital, um sopro da vida. Os gregos e romanos possuiam também a crença de quando alguém morria, o seu suspiro era emergido como um sopro de ar, fazendo isso na forma de uma borboleta. E o animal representava a luz, a esperança, a mudança.
Quer saber mais sobre as abordagens da psicologia? Clique aqui!
Quando foi instituído no Brasil?
O símbolo da psicologia, que é mundialmente conhecido, foi oficialmente reconhecido no ano de 2006. Em 31 de março de 2006, foi determinada na resolução CFP 002/2006 o psi como símbolo oficial. Além disso, foram determinados também mais dois símbolos: a cor oficial e a pedra.
A cor oficial para as faixas das becas dos formandos passou a ser o azul. Já a pedra definida foi a lápis-lazúli, pedra de coloração azul, que é utilizada nos anéis de formatura dos psicólogos.
O motivo para que a lápis-lazúli tenha sido escolhida, é seu significado mais antigo. No Egito antigo era considerada a pedra favorita dos faraós. Sua importância na época era que acreditavam que ela era uma pedra divina, que trazia sabedoria, intuição, e levava as pessoas a desenvolver estabilidade e o poder da mente.
Por conta dessa ligação, ela foi escolhida para estar presente e simbolizar a profissão.
Tridente
O símbolo também já foi atribuído erroneamente por muitos ao tridente do diabo. Isso porque as doenças mentais ainda não tinham tratamentos específicos, e por isso eram vistas como algo de origem de feitiços ou bruxarias.
As pessoas que sofriam com as doenças, passavam a exibir comportamentos fora do padrão e que eram de alguma até mesmo assustadores. Como não haviam muitas explicações científicas, acabava-se atribuindo o comportamento a uma punição divina.
O que representa o símbolo da psicologia?
Os significados para o símbolo podem ser variados, e há diversas interpretações para o que cada uma das 3 pontas significa.
Há quem diga que as três extremidades signifiquem as três teorias da psicologia, representando o comportamentalismo, a psicanálise e o humanismo.
Já para outros, o símbolo pode representar a tríade das forças, presente na teoria psicanalítica de Sigmund Freud, sendo elas o id (inconsciente), ego (pré consciente) e o super ego (consciente).
E além disso, há também quem defenda que as três extremidades indiquem as três pulsões humanas, sendo elas: a sexualidade, a espiritualidade e auto conservação.
Se torne um especialista em Terapia do Esquema! Saiba mais sobre nosso curso de Especialização!