Questionamento Socrático: Conheça sua aplicação na TCC!
07/11/2021Síndrome das Pernas Inquietas: saiba tudo!
10/11/2021A Psicologia é uma abordagem extremamente ampla, abrangendo de Freud a Beck, por exemplo. Os profissionais que desejam se especializar em alguma abordagem, aprofundando seu conhecimento sobre possíveis técnicas e orientações terapêuticas devem buscar apoio à literatura para tal.
O lado positivo é que existe uma biblioteca bem vasta de livros e artigos sobre a Terapia Cognitivo Comportamental para o terapeuta mergulhar de cabeça. Desde os primeiros livros publicados por Beck, passando por outros autores da psicologia e pelos estudiosos da contemporaneidade, é possível realmente construir uma bagagem teórica extremamente valiosa para a prática clínica.
O que você acha de conhecer alguns livros de terapia cognitiva-comportamental (TCC) essenciais para seu crescimento profissional e acadêmico? Continue lendo este artigo para conhecer mais sobre essa abordagem e potencializar sua uma atuação no consultório ou em qualquer tipo de ambiente.
1. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado
Escrito por Michael Thase, Monica Ramirez e Jesse Wright, a obra elucida as principais técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), no formato de um guia prático para os profissionais da área. Ao todo são 256 páginas, por meio das quais o leitor ampliará o olhar como terapeuta, encontrará novas ferramentas de atuação e, além disso, vai garantir uma escuta mais treinada e profunda.
Trata-se de um livro fundamental para as pessoas que buscam aprender as habilidades essenciais da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), bem como desenvolver competências relacionadas a ela.
Ele conta com combinação de textos, figuras, checklists e tabelas, incluindo 23 vídeos ilustrativos que demonstram a aplicação da técnica por terapeutas experientes. A 2ª edição do livro também apresenta:
- Maneiras de aplicar a TCC na minimização do risco de suicídio;
- Orientações sobre a integração de terapias (incluindo terapia comportamental dialética, terapia cognitiva baseada em mindfulness e terapia de bem-estar, no contexto de transtornos da personalidade e depressão crônica ou recorrente);
- Programas;
- Leituras recomendadas;
- Sites;
- Vídeos com os melhores recursos para o desenvolvimento de competência na prática da TCC.
2. Introdução à terapia cognitivo-comportamental contemporânea
É uma obra entendida como um guia básico para a atuação do psicólogo moderno. O autor Stefan G. Hofmann apresenta os princípios fundamentais da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), explicando como aplicá-los através de uma linguagem acessível.
Os ensinamentos práticos guiam o terapeuta para uma atuação voltada para o real problema dos pacientes, garantindo que a prática esteja alinhada ao contexto político, histórico e social da contemporaneidade, já que apresenta os novos desenvolvimentos da área.
Já que a Terapia Cognitiva Comportamental: livros, técnicas e muito mais abrange um grupo de intervenções que reforçam a ideia de que cognições influenciam emoções e comportamentos, contribuindo para a manutenção das condições psiquiátricas, Stefan G. Hofmann aplica os princípios fundamentais da terapia cognitivo-comportamental a uma série de transtornos mentais.
Com isso, tem-se a apresentação de uma introdução acessível aos modelos atuais da abordagem, bem como descrição de novos e importantes desenvolvimentos na área.
3. Técnicas de terapia cognitiva: manual do terapeuta
Robert L. Leahy, um dos autores mais renomados da Terapia Cognitiva Comportamental e livros, explica, nesta obra, os detalhes por trás das diferentes estratégias da Terapia Cognitivo-Comportamental. O principal objetivo deste livro é auxiliar os terapeutas a identificar e modificar as crenças limitantes de seus pacientes.
Para isso, Robert prioriza a escrita leve, bastante didática, apresenta exemplos e estudos de casos reais, bem como diálogos divertidos entre terapeuta e paciente, facilitando a compreensão da técnica.
4. Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática
Judith Beck, em seu livro “Terapia Cognitivo-Comportamental” explora as bases da TCC e traz à tona a atuação prática do psicólogo no consultório. Ademais, a autora também exemplifica casos clínicos e apresenta uma série de exercícios que podem ser aplicados na clínica para orientar o paciente a desenvolver uma mudança emocional e comportamental fora do consultório.
A 3ª edição da obra apresenta, além dos princípios da técnica A:
- desenvolver a relação terapêutica;
- fazer uma conceitualização de caso;
- planejar o tratamento, estruturar sessões e implementar técnicas cognitivo-comportamentais e experienciais.
São compartilhados, também, os casos de dois clientes, um com depressão e ansiedade moderada e outro com traços de personalidade borderline, que ilustram como um terapeuta habilidoso administra a TCC.
A autora também apresenta a terapia cognitiva orientada para a recuperação (CT-R) em comparação com a TCC tradicional. Além disso, inclui dicas clínicas, questões para reflexão e exercícios práticos. Todo o conteúdo do livro é voltado para a demonstração de como integrar estratégias de modalidades como terapia de aceitação e compromisso, terapia comportamental dialética e terapia cognitiva baseada em mindfulness ao tratamento.
5. Terapia cognitivo-comportamental de alto rendimento para sessões breves
As sessões breves feitas durante a prática clínica são uma das maiores inovações propostas pela Terapia Cognitivo-Comportamental ao longo dos anos, uma vez que se tornou capaz de trabalhar questões pontuais de pacientes, sobretudo aqueles que não se adaptam às técnicas terapêuticas tradicionais.
Para aprofundar-se neste estilo clínico, a obra Terapia cognitivo-comportamental de alto rendimento para sessões breves é a obra mais indicada. Escrita em conjunto pelos principais autores da área (Jesse H. Wright , Donna M. Sudak , Douglas Turkington , Michael E. Thase), o livro apresenta as técnicas indispensáveis da terapia breve, dando mais bagagem para que as intervenções sejam potencializadas.
De forma geral, o livro fornece detalhes sobre como aprimorar as sessões breves com intervenções de TCC, por meio de ações que proporcionem o alívio dos sintomas e a promoção do bem-estar.
A obra conta com ilustrações em vídeo que apresentam como realizar, de forma eficaz, as sessões breves em alguns dos problemas mais comuns e importantes na prática clínica, como depressão, ansiedade, transtornos psicóticos, suicidalidade, distúrbios do sono e mau uso e abuso de substâncias.
Bônus: e-book gratuito
Sabe-se que o mais importante da prática clínica é a constante atualização de conhecimentos, pois, assim, o terapeuta consegue se atualizar das tendências e avanços científicos que estão sendo produzidos na literatura técnica.
Contudo, o primeiro passo é começar nos clássicos, para conseguir acompanhar a evolução e ter bagagem para definir quais as melhores técnicas para o tratamento de cada demanda apresentada.
A Psicologia não é uma receita de bolo, visto que existem diversas maneiras de tratar o mesmo quadro clínico. Contudo, ao recorrer a livros da Terapia Cognitivo Comportamental, por exemplo, o profissional consegue se especializar um pouco mais e, assim, direcionar o tratamento com mais facilidade.
Para aprender ainda mais, baixe os nossos e-books gratuitos sobre TCC, agora mesmo: